Corsarius Grati estrada do iluminismo, corsarius grati, corsarius grati, corsarius, grati, blog, rio de janeiro, brasil, brazil, história, idiomas, música alternativa, cultura celta, pensamentos, civilizações, história antiga, história medieval A Estrada do Iluminismo, por Corsarius Grati

quinta-feira, 12 de abril de 2007

A República não funciona

"Uma República é uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.

A origem da república está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o Senado. A palavra república vem do latim Res publica e quer dizer "coisa pública".

Ora, a República não funciona! Estava vendo um programa do Discovery Channel chamado Roma e fiquei vendo uma cena interessante.

Uma mulher rica ao chegar na cidade de Roma fica completamente surpresa com vândalos, violência, roubo, e quantidade excessiva de sujeira e de mendigos. Ela pergunta ao soldado

- de onde vêm estas pessoas?

Não é preciso ser Sherlock Homes para saber que estas pessoas vem do interior, de outras cidade, ou países, tentar a vida, como acontece em toda grande metrópole moderna. É o que ocorre com Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, e por aí vai.

Pensando com meus botões, é fácil perceber que a República é um sistema de governo falho - ela não funciona.

A questão maior é se existe algo que funcione! Alguns dois mil anos atrás não!!!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br | Technorati Profile