Corsarius Grati estrada do iluminismo, corsarius grati, corsarius grati, corsarius, grati, blog, rio de janeiro, brasil, brazil, história, idiomas, música alternativa, cultura celta, pensamentos, civilizações, história antiga, história medieval A Estrada do Iluminismo, por Corsarius Grati

quinta-feira, 19 de abril de 2007

O homem é muito estúpido

O homem é estúpido e grosseiro em sua natureza. Este fato fica bem à mostra quando vemos quaisquer noticiários e jornais. Continuo acreditando que a humanidade não vai se afastar tão cedo da condição animal em que se encontra.

Para citar um exemplo, veja por exemplo as invasões que ocorrem em certos países por outros ditos "desenvolvidos". No meu ponto de vista, isso se explica claramente no ponto de vista econômico:

- Quando uma ou mais potências percebem que seus investimentos ficarão comprometidos (leia-se bilhões de dólares perdidos), rapidamente decidem intervir no país estrangeiro, afugentando o regime político contrário aos seus ideais capitalistas.

Quem não se lembra daquele país árido, distante que ninguém sabia que existia e de repente caiu na mídia como o Kuait? Ou ainda, outro país que todos os outros quiseram por as mãos: o Afeganistão...

Existem centenas de teorias da conspiração que falam sobre os motivos que levaram a tais invasões. Os países usam a luta contra o terror como uma forma de justificar estas incursões estúpidas, quando na verdade existe aí uma questão de faturamento comercial imensa que não querem abrir mão! Seja um óleo-duto que atravesse o Afeganistão, seja revenda de petróleo mais barato no Kuait... Quem será o próximo, o Irã, a Síria? No momento o foco parece ser "Energia". Só com energia os países podem produzir mais e tirar a economia da estagnação.

Tudo leva a crer que não existe um interesse ético dos países desenvolvidos de lutar contra criminosos, mas sim de manter seu patrimônio através de acordos comerciais bilionários em países de pobre cultura. Quando um regime de governo ameaça estes planos, todos mobilizam força militar para imperdir que tomem o poder. Qualquer forma de governo contrária aos interesses comerciais pode até ser chamada de tirania, ditadura, etc.

Temos que ser justos com nós mesmos e entender que o capitalismo não um sistema perfeito que funcione a pleno vapor. Ele gera muita desigualdade social, imbeciliza a sociedade com coisas frívolas, promove aumento de violência, compromete a educação de determinadas classes sociais... Enfim, é um tremendo vandalismo de um sistema egoísta que vista o crescimento pessoal e não o crescimento comum.

Ditaduras, impérios, monarquias tem lá seus defeitos, mas certamente existem casos onde até elas poderiam ser melhor aplicadas do que um sistema capitalista chacal como o que vivenciamos.

O homem é estúpido, e em sua curta estada na Terra já fez bastante estrago até mesmo com o clima. Está longe o dia em que vamos nos desapegar de certos valores e conceitos errôneos sobre felicidade, realização pessoal, amor, etc. Ainda temos centenas de milhares de anos pela frente para abandonar toda esta estupidez que é chamada vida moderna.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

BlogBlogs.Com.Br | Technorati Profile