Corsarius Grati estrada do iluminismo, corsarius grati, corsarius grati, corsarius, grati, blog, rio de janeiro, brasil, brazil, história, idiomas, música alternativa, cultura celta, pensamentos, civilizações, história antiga, história medieval A Estrada do Iluminismo, por Corsarius Grati

domingo, 17 de junho de 2007

A Língua Portuguesa


Vamos falar de um novo tema aqui: a língua portuguesa. Nosso idioma está espalhado no mundo, mas poucas pessoas sabem onde ele é realmente falado. Como podemos ver, além de Portugal e Brasil, temos Costa Verde e Guiné Bissau (região conhecida como Alta Guiné), São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique (região chamada de Golfo da Guiné), algumas cidades da Índia como Goa e regiões próximas, Timor Leste e Macau (região da China).

O português nunca foi em si um mar de rosas... Para chegar na língua que temos hoje, o português passou por uma evolução contínua desde muitos séculos atrás. Para ilustrar essa diferença entre nossos textos e os textos arcaicos, dê uma olhada nas frases a seguir:

- de cincoenta anos adeante vai ja homen folgando e assessegando e quedando das tentações;

- todalas cousas que son e foron e an de seer, assi aquelas que se farán come aquelas que se nunca farán pero se poderian fazer.

- andava per muitas cidades e per muitas vilas e per muitos castelos e pelas ruas e pelas casas dos homẽs dizendo muitas santas paravoas.

- aqueles que hi siiam comendo, achou monges que siiam lendo. (não se pode saber se o sentido era "estavam sentados lendo/comendo" ou apenas "estavam lendo/comendo").

Nesta última frase você vê a curiosa palavra "siiam"... que vem do verbo português antigo "seer", que quer dizer "estar sentado". "Seer" por sua vez vem de SEDERE. Seer se transformou no velho conhecido verbo "ser". O verbo seer em algumas frases antigas também tem o sentido de hoje: ser/estar.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br | Technorati Profile