Corsarius Grati estrada do iluminismo, corsarius grati, corsarius grati, corsarius, grati, blog, rio de janeiro, brasil, brazil, história, idiomas, música alternativa, cultura celta, pensamentos, civilizações, história antiga, história medieval A Estrada do Iluminismo, por Corsarius Grati

domingo, 6 de maio de 2007

Latim do jeito fácil - Parte V

Bem vindo(a) de volta ao nosso curso relâmpago de Latim! Hoje vamos ver algumas conjugações no presente de alguns verbos.

occido...occidere (matar) diga: [ok-kídô]...[ok-kí-dôrê]. Como os romanos não usavam acentos para identificar as partes tônicas, eles tinham que se guiar tudo pelo ouvido. Como estamos aqui no bom e velho português, podemos nos dar o luxo de indicar onde seria a parte tônica mostrando a pronúncia com a letra "í".

Se não houver indicação de acentuação, o o acento "falado" vai ANTES da terminação "ere" (no nosso caso occi- é a parte tônica / mais forte, e -dere a parte mais baixa).

Se tem alguma indicação, ela vai na terminação "-ére". Os outros dois tipos "íre" e "áre" tem o som sempre longo. O pior que poderia acontecer é vc ter uma terminação "-it" quando deveria ser "-et". Se tiver de escolher rápido a conjugação no presente de verbos "-ére", escolha o "-it". Por que? Bem, existem muitos mais verbos conjugados com a terminação "it" do que "et"!

Então, occido...occidere conjugado vira: occidit. [mato, matas, matamos, matam, etc]

habeo...habére vira habet. [possuo, possues, possuem, tenho, tens, etc]

amo...amare vira amat. [amo, amas, ama, amamos, amáis, amam, gosto, etc]

Entendeu?

Para o verbo video...vidére...[ver, observar] diga: uí-de-ô...uí-de-rê.
Latim é pronunciado muito parecido com o italiano (nenhuma supresa!). Portanto, para as letras "e" no meio das palavras, procure pronunciar como "ê". O "V" que você viu aqui realmente tem som de "U". Por que é assim? Porque sim! :) Sempre foi!

para neco...necáre (assassinar) diga: [ne-ko]...[ne-ká-rê]

Vamos aprender algumas verbos fáceis:

amo...amáre (amar) diga [a-mo]...[a-má-rê]

capio...capere (entender, pegar, tomar, roubar, prender, capturar) diga [ka-pí-o]..[ka-pi-rê]

audio...audíre (ouvir, escutar, prestar atenção a) diga [au-dí-ô]..[au-dí-rê]

teneo...tenére (ter, pegar, segurar, compreender) diga [te-ne-o]..[te-ne-rê]

Exercícios pra você

1) Conjugando no presente com as terminação "-it","-et","-at" para os verbos acima.

Retire as terminações de infinitivo "-ere", "-are", "-ire", "-ére" e inclua as terminações corretas para o presente "-it","-et","-at". Dica: coloque "-et" para verbos que terminam em "-ére"; "-at" para os "-áre", "-it" para todos os demais.

No próximo artigo você verá a resposta deste exercício. Compare com as respostas que você fez!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br | Technorati Profile