Corsarius Grati estrada do iluminismo, corsarius grati, corsarius grati, corsarius, grati, blog, rio de janeiro, brasil, brazil, história, idiomas, música alternativa, cultura celta, pensamentos, civilizações, história antiga, história medieval A Estrada do Iluminismo, por Corsarius Grati

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Lugares exóticos do mundo - Parte II: Jersey

Ok!!! Está animado(a)???

Vamos viajar hoje para mais um lugar exótico do mundo: Jersey!


Não.. não é Nova Jersey (New Jersey) dos Estados Unidos... vamos dar um pulinho um pouco mais longe, lá para o Velho Mundo, visitar uma ilha incrível de apenas 116 km², localizada no Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França (só que é mais próximo da França).


Jersey não é necessariamente um país, sendo apenas um território dependente da monarquia britânica! Agora você pode gritar "Salve a Rainha!", afinal o Reino Unido reinvindicaram e detém hoje um bocado de ilhas ao redor do mundo, onde a grande maioira é como Jersey: um território além-mar!


O território de Jersey é administrado por um governador (e não diretamente pela rainha), e isso torna a região independente do Reino Unido em certos aspectos administrativos como é o caso da saúde à população.


Esse governador também é chamado lá pelo pessoal de "bailiff", que em português seria algo como "bailio". Bailio é uma palavra que vem do francês (bailli, oficial de justiça), e é como nos referimos os homens condecorados de antigas ordens militares.

Logo entendemos porque o território é chamado de "Bailiado de Jersey" (do inglês, Bailiwick of Jersey): um bailiado é uma área administrada por um bailio (governador).

No passado, Jersey foi palco de vários eventos históricos por milhares de anos, começando pela era do Bronze e no início da idade do Ferro onde já existiam pequenos povoados. Em Jersey, num lugar chamado Le Pinacle, você estruturas atribuídas a um antigo templo romano: uma das várias evidências da passagem dos romanos pela região!

Mais adiante no tempo, parece que uma antiga região norte da França, chamada de Britânia, tomou o controle da ilha, chamando-a de Angia (ou Agna). Já no século IX vieram os Vikings e daí, teoricamente, nasceu o nome do lugar que conhecemos até hoje.

Em Norueguês o sufixo "ey" significa "ilha", e você encontra essa palavra em vários lugares ao logo do litoral do norte europeu. Entretanto, a primeira parte do nome da ilha ainda não está claro. Algumas teorias dizem que deriva da palavra:

- "Jarth" (do nórdico antigo: "terra"),
- "Jarl" (do anglo saxão "chefe", que atuava em nome do rei)
- "Geirr" (o nome de uma pessoa)

Também existem teorias da palavra Jersey ter vinda dos celtas:

- "Gar" (do gaulês: "carvalho"), "ceton" (floresta)

Também dizem que o nome Jersey é fruto de um erro de escrita da palavra latina Caesarea (Cesaréia, o nome romano da ilha) que foi modificada com a pronúncia do sufixo "ey" do inglês antigo.

Jersey foi anexada ao Ducado da Normandia (região do Norte da França, vizinha à ilha) no ano de 933 por William Longsword e depois de algumas disputas, no século XIII o rei inglês John I perdeu os territórios da Normandia mas conseguiu manter a posse de Jersey e as demais ilhas do canal da Mancha.

Agora vamos à parte boa: algumas fotos da Ilha de Jersey!

Fotos de Jersey

St Aubins Harbour no 5

PriceOfWales

MoulinDeLecq2

Lamplighters

La Hougue Bie 1large

Broken Menhirlarge

PommeDOr

peoplejersey1

Sabots Dor Guest House 2

seymour-tower-jersey

Shop Front2

st.Malo pics

Farmersmarketpic3

Sabots Dor Guest House

800px-Saint_Aubin_harbour_Jersey

1997_europetour_title

6 comentários:

Stoessel Wanderley disse...

cara, desculpa a incoveniência, mas vi em uns artigos anteriores que tu manjas de latim...
tu poderias me ajudar com a tradução de uma frase que eu desejo enviar em latim para o meu irmão que está morando na itália?

a frase é a seguinte: "Nunca te esqueças de tua fé, de tua família e de teus valores"

poxa, se pudesses me ajudar agradeceria muito, velho

abraços

Stoessel Wanderley disse...

ah,meu email é swsneto@hotmail.com

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Home Theater, I hope you enjoy. The address is http://home-theater-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

arvodrmbcmisilwwecuy, justin bieber baby lyrics, qytiikp.

Anônimo disse...

"these analytics websites which you always hear about truly do not know what they are doing, i imply, take this web page as an example, probably not even bringing in as many views as his stats say, get a better stat service or something"

Anônimo disse...

cheap ttpfHxAg [URL=http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/]designer inspired purses[/URL] for more detail JhCkxwDO [URL=http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/ ] http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/ [/URL]

BlogBlogs.Com.Br | Technorati Profile